BRENNER, Ana Karina and CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Os sentidos da presença dos jovens no Ensino Médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educ. Soc. [online]. 2014, vol.35, n.129, pp. 1223-1240. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014143847.
O artigo discute desafios enfrentados pelas políticas de educação para que a escola de ensino médio seja significativa para os jovens. As matrículas cresceram trazendo um público popular para escolas ancoradas em representações elitistas. A crise de sentido da escola é, em grande medida, resultante das distâncias entre representações adultas e reais caraterísticas organizadoras dos modos de ser e de se viver o tempo da juventude. A partir da análise de três filmes produzidos por alunos do ensino médio discute-se a questão da singularização, das formas de aprender e o lugar da escola como suporte existencial para os jovens. A escola necessita estruturar-se sob princípios de dialogia entre sujeitos de múltiplas experiências e saberes em constante interação.
Keywords : Ensino Médio; Juventude; Escola.
Acesse aqui o pdf do artigo completo.
Acesse aqui o Dossiê Mudanças atuais na sociedade brasileira e o sistema nacional de educação: qualidade da educação pública como direito humano. Educ. Soc. vol.35 no.129 Campinas Oct./Dec. 2014
Deixe um comentário