Olá, sou Paulo Carrano, professor Associado I da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Atuo como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFF. Coordeno o Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF e fui Primeiro Secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre – 2015/2017 e Segundo Secretário no biênio 2013-2015. Torço pelo América do Rio de Janeiro e meu segundo time é o Flamengo. Sou de esquerda – socialista democrático – e faço parte daquele “pessoal dos Direitos Humanos”.
Aqui você encontrará textos meus (artigos acadêmicos e de opinião), fotografias, documentários, sugestões de leituras e outras produções e páginas que considero interessantes compartilhar. Os assuntos recorrentes são os jovens, as juventudes, a Educação em seu sentido amplo e a escola pública, especialmente, os níveis médio e universitário. Tenho grande interesse pela sociologia da imagem, fotografia e filmes documentários. Socializo aqui o que considero relevante e dialogo com quem for de diálogo. Estou também no Twitter: @P_Carrano e Instagram: paulo_carrano e retratodeestudante –
Comente os posts para seguirmos a conversa.
Abraços,
Paulo Carrano
Acesse meu currículo Lattes e perfil no Google Acadêmico
Blog excelente!!
Vc tem sugestões de textos, artigos etc. sobre relações de gênero e EJA?
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha gostado do Blog. O Facebook também tem feito estrago por aqui e nã tenho alimentado o Blog como gostaria.
Segue links para trabalhos que tratam das mulheres na EJA.
Abraços, P. Carrano
A Mulher Na EJA – Uma Análise Da ‘Diferença’ Na Educação De Jovens E Adultos Do
Município Do Rio De Janeiro
http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/R/Raquel_de_Almeida_Silva_58.pdf
ALUNA DA EJA: QUEM É ESSA MULHER?
http://itaporanga.net/genero/gt1/38.pdf
CurtirCurtir
Obrigada Paulo Carrano. Vou acessar e ler os textos!!!
Abçs.
CurtirCurtir
Trabalho como Orientadora Educacional na Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca. Como o tema do ano de 2013 na escola será Juventude, eu busquei seu Blog para ler suas sugestões. Adorei e montarei um projeto de pesquisa com os jovens de todo o Brasil que lá estão. Quem sabe poderei contribuir com seu laboratório.
Solange Castellano
CurtirCurtir
Olá, Solange! Grato pela visita! Legal que o Blog pode ajudar na programação da escola. Parabéns pela escolha do tema. Parece óbvio, mas nem tudo mundo se liga que a escola de Ensino Médio é ,fundamentalmente, uma escola de juventude. Sigamos em contato. Espie também as páginas do Observatório Jovem http://www.uff.br/observatoriojovem e do Portal EMdiálogo http://www.emdialogo.uff.br
Abraços.
CurtirCurtir
Boa tarde professor, estou escrevendo minha monografia sobre os jovens na EJA. Vc tem como me auxiliar na busca de dados que comprovem ou não o aumento dos mesmos na Eja. Desde já agradeço!! Párabéns pelo Blog!!
CurtirCurtir
Gostaria de adquirir seu livro sobre Jovens na cidade, como faço?
CurtirCurtir
Cara Raquel, envie um e-mail para mim com seu endereço que lhe informarei a conta. Segue: pc.carrano@gmail.com
Paulo Carrano
CurtirCurtir
Adorei sua entrevista hoje, com a Maria Beltrão. Vou lembrar aos amigos professores.
CurtirCurtir
Caro professor,
Fiquei feliz em encontrar seu blog …
Pesquiso sobre ensino médio em um IF’s e suas especificidades – ensino integrado e em tempo integral. Minha proposta é discutir possibilidade de uma experiencia compartilhada entre jovens e adultos. Como referencial tenho utilizado Hannah Arendt, Walter Benjamin, Carrano entre outros.
Caso possa compartilhar indicações relativas ao exposto, agradeço imensamente.
CurtirCurtir
Olá, Adriana! Muito interessante e necessária sua preocupação de pesquisa. Fique atenta com textos que possam lhe ajudar a pensar as relações intergeracionais na sociedade. Abraços!
CurtirCurtir
Oi professor Carrano.
Seu blog está excelente! Estou gostando bastante das suas últimas publicações (não que eu desgostasse das anteriores). Gosto muitíssimo quando é o senhor escrever as matérias e textos no seu blog, até porque saem muito bons. Achei bacana também a sugestões de filmes para se pensar a questão da redução da maioridade no Brasil que é um assunto que está bastante em pauta. Visitando sempre o blog e adorando tudo! Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa
O documentário, ” Dizer e não pedir segredo.” Diretor, Evaldo Mocarzel, vale a pena assistir e os depoimentos são reveladores e intensos sobre questões ligadas à homossexualidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sou aluna do Professor Carrano, e além de ter a oportunidade de aprender muito em sala de aula, tenho aprendido bastante neste espaço também. Minha monografia tem esta característica de escuta do outro, e nesta minha primeira experiência de pesquisa, este blog tem me orienta bastante com bibliografias e exemplos de pesquisas e escuta. Ainda fico aflita em fazer as entrevistas, porém a mesma, se torna também muito prazerosa pois tenho muito apoio. Abraços
!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá professor,
O artigo “Artes e manhas da entrevista compreensiva” está em inglês.
Abraços!
CurtirCurtir
Boa tarde Professor:
Fiquei vislumbrado ao tomar conhecimento de seu blog. Sou grande apreciador de nossa cultura popular, por isso gostaria de saber se existe algum documentário desse repertório folclórico (principalmente a dança da Mana Chica) disponível em DVD e, em caso afirmativo, onde o como poderia adquiri-lo.
Desde já, muito obrigado.
Att.
João Bittencourt (Rio de Janeiro)
CurtirCurtir
Olá professor Paulo. Tudo bem? Acabei de assistir a uma palestra sua na Escola Sesc de Ensino Médio e fiquei muito interessada em duas referências bibliográficas que você citou. Uma foi “JUNTOS: OS RITUAIS, OS PRAZERES, E A COOPERAÇÃO” do Richard Sennett. Confirma? O outro livro eu entendi como sendo “A história do comum”. Seria isso mesmo? Não localizo nada no google com esse título. Entendi corretamente? Se puder me ajudar…
CurtirCurtir
Olá, Viviane! O primeiro livro é este mesmo, “Junto..” do R. Sennett. O outro é “COMUN: ENSAYO SOBRE LA REVOLUCION EN EL S. XXI”. CHRISTIAN LAVAL; PIERRE DARDOT , GEDISA, 2015.
Até onde sei este último livro não tem publicação no Brasil. Adquiri o meu como e-book pelo site da livraria Cultura. Segue o link: http://www.livrariacultura.com.br
Abraços!
CurtirCurtir
Boa tarde Prof. Sou Júlio Omar, professor de matemática em Macaé e estudioso das relações étnico raciais. Gostaria de saber se periferia seria um sinônimo de classe popular quando penso em: Juventude negra e escola pública de periferia: os últimos anos do fundamental, quais as perspectivas? Que será meu objeto de estudos.
CurtirCurtir