Observatório Jovem do Rio de Janeiro – Comunicação Pública da Ciência na Área de Estudos da Juventude – Seleção de Bolsista de Extensão (PROEX-UFF)


Seleção de Bolsista de Extensão (PROEX-UFF)

Convidamos estudantes de graduação da UFF para participar de processo de seleção simplificado para uma (01) bolsa de Extensão Universitária no projeto: “Observatório Jovem do Rio de Janeiro – Comunicação Pública da Ciência na Área de Estudos da Juventude”. 

Coordenação do Projeto de Extensão: Prof. Paulo Carrano (Faculdade de Educação/UFF)

Pré-requisitos: 

  1. Ser estudante com matrícula ativa em curso de graduação da UFF. Será dada preferência a estudantes que estejam cursando entre o terceiro e o sexto período em cursos da área de Ciências Humanas e Sociais da UFF (Pedagogia, Jornalismo, Ciências Sociais, dentre outras); 
  2. Ter disponibilidade de 12 horas semanais para dedicação às atividades do projeto; 
  3. Não ter vínculo empregatício, estágio remunerado, nem outro tipo de bolsa da UFF (exceto auxílio estudantil) ou de quaisquer outros órgãos de fomento. 
  4. Ter interesse no campo de estudos sobre jovens e juventudes e em divulgação científica/comunicação pública da ciência 
  5. Experiência com a produção de conteúdos para mídias e redes sociais

Para participar da seleção envie e-mail para <projeto.observatoriojovem@id.uff.br> até às 18h do dia 21.03.2023 (terça-feira). Escreva brevemente sobre sua motivação em participar do projeto e anexe currículo e histórico escolar de seu curso de graduação. 

Resumo do Projeto

A ciência é uma das principais fontes de conhecimento sobre o mundo, e seu avanço tem impacto direto na qualidade de vida da sociedade. Porém, muitas vezes o conhecimento científico é produzido em linguagem técnica, distante do cotidiano das pessoas, o que dificulta sua compreensão e utilização para a resolução de problemas sociais. O projeto promove a produção de conteúdos que enfatizem a intersecção entre diferentes formas de opressão que recaem sobre jovens dos territórios populares, como a publicação de artigos, entrevistas e reportagens que tratem das experiências de jovens negros e periféricos e suas lutas por direitos e justiça social. O projeto promove a realização de debates públicos em escolas públicas e outros espaços da periferia onde coletivos juvenis encontram-se organizados pela busca de direitos e na produção de conhecimentos e reflexões sobre os seus cotidianos. Procuramos discutir os impactos das desigualdades sociais na vida dos jovens negros e periféricos, em especial no que se refere à educação, o mercado de trabalho, a violência e o acesso à cultura e lazer, além de apoiar ações coletivas e debater sobre possíveis soluções e políticas públicas que possam mitigar essas desigualdades. 

***

Saiba mais sobre a Bolsa de Extensão da UFF em:

Categorias:NotíciasTags:, , , , ,

Deixe um comentário