Caras/os, nosso primeiro encontro foi muito prazeroso. Penso que caminhamos para termos uma relação produtiva e agradável neste semestre. Deixo aqui nesta postagem referências daquilo que foi acordado e materiais para estudo e reflexão. Três pontos iniciais:
- O Blog será nossa referência tanto de provocações para as aulas quanto para conteúdos e materiais que as mesmas suscitarem. Como alguém disse com muita felicidade, façamos daqui um espaço-tempo de ressonâncias de nossos encontros presenciais.
- Nossas aulas buscaram atingir o formato de aulas-fórum. Para isso é importante que nos preparemos para o diálogo fundamentado. Cultivem, então, o hábito de visitar o Blog para buscar as referências que animarão nossos encontros. Novas referências trazidas por vocês serão muito bem vindas. Tenham, contudo, o cuidado de não perder o vínculo com os temas propostos para a discussão.
- O nosso contrato para a realização das aulas-fórum está ancorado em três princípios de convivência que registro: a) Assumimos o compromisso da escuta respeitosa e atenta do outro; b) Nossa participação será argumentativa e fundamentada. O senso comum não é um bom guia para o diálogo; c) O respeito aos Direitos Humanos e o reconhecimento do direito à diferença será inegociável.
- Nosso seminário de grupo ocorrerá nos dias 12 e 19/07.
- Para o próximo encontro (29.03) teremos o seguinte texto de base:
PESSANHA, José Américo. Filosofia e Modernidade: racionalidade, imaginação e ética. In:15ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, 1992, Conferências. Porto Alegre: Cadernos Anped, n.º 4, 1993, 7-36. Disponível na Internet: https://www.dropbox.com/s/93neebji8hnyons/Cadernos_ANPEd_no.4_Set_1993.pdf?dl=0
Segue o link para o artigo de minha autoria que citei sobre a recente Lei do Ensino Médio:
Um “novo” ensino médio é imposto aos jovens no Brasil
Sobre dois livros que citei em sala de aula:
-
Juventude e ensino médio : sujeitos e currículos em diálogo
Disponível para Download na biblioteca do Portal EMdiálogo. -
A emoção e a regra: os grupos criativos na Europa de 1850 a 1950
José Olympio, 1997 – 419 páginas
O autor analisa as estratégias e as formas organizacionais que tornaram possível treze experiências extraordinárias de idealização coletiva, mostrando comos esses grupos conseguiram conciliar aspectos aparentemente díspares, sem abrir mão da eficiência. São eles – A Casa Thonet * Anton Dohrn e a Estação Zoológica de Nápoles * O Círculo Matemático de Palermo * O Instituto Pasteur de Paris * O grupo de Bloomsbury * A genialidade politécnica da Wiener Werkstate * O Círculo Filosófico de Viena * A criatividade racional da Bauhaus * O Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt * A Escola de Biologia de Cambridge * O Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt Enrico Fermi e grupo da rua Panisperna * O Instituto Central de Restauração de Roma * O Projeto Manhattan em Los Alamos. Fonte: Google Livros.
-
Formando grupos para a jornada do semestre. Palavras-Chave em busca de uma amizade intelectual sincera.
Olá Paulo e turma! Muito boa a proposta do blog. Certamente irá contribuir com nosso estudo na disciplina.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Carrano e turma! Estou lendo essa semana “A Imaginação Sociológica” de C. Wright Mills e o blog me lembrou logo do que o autor chama de Artesanato Intelectual, ou seja, a construção de um arquivo que controle as nossas experiências e possibilidades de novas fontes de trabalho intelectual original. Nas palavras do autor ‘um armazenar crescente de fatos e ideias, desde os mais vagos até os mais preciosos.. O bom trabalho de um cientista social não pode ser feito através de uma pesquisa empírica totalmente delineada, compõem-se, antes, de muitos estudos bons.’
Estou adorando tudo por aqui..
CurtirCurtido por 1 pessoa
A aula foi muito dinâmica e socializante. Suas considerações, professor, também foram bem provocadoras. Esta extensão da sala de aula de fato só acrescenta!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia professor. Há como participar das suas aulas como aluno ouvinte? Vou participar mais ativamente do blog.
CurtirCurtir
Prezado Júlio, infelizmente, não. O regimento do Programa veda a participação de ouvintes nas disciplinas obrigatórias. Sua presença e participação aqui no Blog será muito bem vinda.
Abraços!
CurtirCurtir