Por Manoela Andrade
É professor e tem perfil em alguma rede social? Se sim, você já deve ter se questionado se os seus alunos podem ser seus amigos no meio digital.
Recentemente, o Observatório Jovem, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Rio de Janeiro, divulgou o documentário
“Uma escola entre redes sociais”, um dos re- sultados do estudo “Redes Sociais na Escola”, que retrata o cotidiano do uso das redes por docentes e estudantes de uma escola estadual de ensino médio carioca. O coordenador do Observatório Jovem e professor da Faculdade de Educação da UFF, Paulo Carrano, acredita que ainda é necessário fazer novas pesquisas para saber o que as escolas estão fazendo para lidar com esse novo mundo: do jovem que está na sala de aula e conectado.
“A gente não tem um perfil unitário de relacionamento com o mundo das redes sociais. Não dá para dizer que os alunos são hiperconectados, porque são nativos digitais, e que os professores estão atrasados. Encontramos muitos docentes preocupados com essa nova realidade, antenados e procurando conhecer mais e se aproximar dos alunos”, analisa.
***
Acesse abaixo os arquivos com a matéria da Educação em Revista (Publicação do SINEPE/RS – No 109 / Ano XIX / Abril – Maio 2015).
Educação em Revista_capa – Relações em rede_pagina1 – Relações em rede_pagina2.
Fonte: Educação em Revista
Assista ao documentário do Observatório Jovem “Uma escola entre redes sociais”
Deixe um comentário