Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado)
Disciplina: Epistemologia e Educação
Turma: 2014/1
Prof. Paulo Carrano
Trabalho individual (n.2). Escolha uma dentre as duas questões abaixo e disserte, tal como solicita o enunciado. A data de entrega do trabalho é o dia 31 de agosto de 2014. Adote o seguinte formato: texto digitado entre 6 e 10 páginas. Espaço 1,5. Fonte The News Roman, fonte 12. Citações: fonte 11.
Questão 1
Considere os textos trabalhados no curso e estabeleça diálogo entre as noções de “estranhamento” em Carlo Ginzburg e de “representações” ou “relatos” sobre a sociedade em Howard Becker. Na avaliação do trabalho, além da dimensão autoral da escrita, será levada em consideração a síntese descritiva sobre os principais elementos da argumentação dos referidos autores.
GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. Dois capítulos: Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário, 15-41. Representação: A palavra, a idéia, a coisa, 85-103.
BECKER, Howard Saul. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009, 15-77.
BECKER, Howard Saul. Falando da sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009, 78-147.
Questão 2
Alberto Melucci nos fala das sociedades complexas da contemporaneidade e de um ator social reflexivo. Estrutura a agência; ator e sistema encontram-se em estreita interação. Por sua vez, Danilo Martuccelli destaca a importância de se articular as experiências pessoais com as dimensões coletivas da vida social. Descreva as linhas mestras do pensamento dos referidos autores e busque estabelecer diálogo sobre suas contribuições para a prática de pesquisa.
MARTUCELLI, Danilo. Como os indivíduos se tornam indivíduos? Entrevista com Marilia Spósito e Graça Setton. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, p. 247-267, jan./mar. 2013. Disponível na internet: http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/Martucelli_Entrevista_Educacao_e_Pesquisa_2013.pdf . Consultado em 17.02.2014
MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitative e cultura. Rio de Janeiro/Petrópolis: Editora Vozes, 2005. (Introdução e Conclusão).
Deixe um comentário