Documentário “Reverberações Freireanas” tem lançamento no aniversário do patrono da educação


Curta-metragem do Pensar a Educação terá lançamento digital neste dia 19
 

O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil (Faculdade de Educação da UFMG) fará o lançamento público do documentário “Reverberações Freireanas” nesta segunda-feira (19) em ocasião do aniversário de 101 anos de Paulo Freire. O curta-metragem será disponibilizado pelo YouTube do programa e para download.

Produzido ao longo de 2021, ano do centenário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire, o curta propõe um mergulho pungente no cotidiano brasileiro, nas mídias e na educação através de imagens de arquivo, que reverberam ao longo do tempo alguns dos pensamentos freireanos. O Estúdio de Produção Audiovisual (EPA) do projeto contou com uma equipe multidisciplinar que entrou em contato com as obras de Paulo Freire através de leituras de seus textos e encontros com pesquisadores(as) de Freire. O curta pretende trazer reflexões e provocações sobre educação, mídias, comunicação e o próprio cinema através de suas imagens que guiam as emoções dos espectadores. O filme também se constitui de maneira que provoca um olhar atento e emancipador para as imagens da educação e o que elas podem dizer.

O filme de 15 minutos foi pensado para ser assistido especialmente nas escolas, de modo a gerar debates importantes sobre a educação ao longo da história do país. As imagens de arquivo de diversas épocas provocam assuntos potentes nos processos educativos, como racismo, crimes ambientais, violência policial, política, sociedade e cultura, educação, movimento estudantil, globalização. A proposta é também mobilizar diálogos sobre o fazer cinematográfico, convidando os alunos a pensarem todos esses temas aliados às imagens, de forma crítica e emancipadora, podendo colocá-los numa posição de se imaginarem naquelas situações, de expressarem sentimentos pela montagem e de serem atravessados pelas intenções do filme.


Título: Reverberações Freireanas
Direção: Letícia Pires e Thiago Rosado
Realização: Pensar a Educação, Pensar o Brasil (FaE/UFMG)
Produção: Estúdio de Produção Audiovisual – EPA
Duração: 15 min


101 anos de Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife em 19 de setembro de 1921. O autor, educador e filósofo é mais conhecido pelo livro Pedagogia do Oprimido, terceiro livro mais citado nas ciências sociais do mundo. O Patrono da Educação Brasileira também foi o brasileiro mais homenageado da história

Paulo Freire propôs uma prática pedagógica sempre em diálogo com a realidade e com o educando enquanto protagonista de seus caminhos, em contraposição a uma educação bancária, tecnicista e alienante. 

O educador faleceu em 02 de maio de 1997 após um ataque cardíaco.


Pensar a Educação, Pensar o Brasil 

O Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 foi criado na UFMG em 2007 e articula um conjunto de ações na interface entre extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, com o objetivo maior de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.

Cumprindo a responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, seu intuito é o de aproveitar o período que antecede a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil (por isso, suas datas de referência, 1822-2022) para propor projetos que estimulem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo e igualitário. Para tanto, entende que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.

Acesse nosso Website.


Sobre os diretores

Thiago Rosado, nascido no interior de Minas Gerais, é mestrando pelo PROMESTRE – Programa de Mestrado Profissional em Educação da UFMG e Licenciado em Teatro pela mesma instituição, com período sanduíche na Universidade do Algarve em Faro, Portugal. Desenvolveu pesquisas na área de improvisação teatral, produção e iluminação, atuou em espetáculos de improvisação teatral e experimentos cênicos, além de ministrar cursos de Teatro. Nos últimos anos se dedicou à pesquisa em Cinema e Educação e as pedagogias do cinema, onde dirigiu, montou e produziu documentários, lives, podcasts e outros processos criativos em Audiovisual.

Letícia Pires é Cientista Social pela UFMG e graduanda em Jornalismo pela UFRJ. Atua como pesquisadora nas áreas de Antropologia e Moda e trabalha de maneira diversa no campo do audiovisual. Contribuiu e criou projetos como diretora, roteirista e assistente de direção.


SERVIÇO

Evento: Lançamento público do filme Reverberações Freireanas
Quando: 19 de setembro de 2022
Onde: no YouTube do projeto e disponível para download

Para agendamento de entrevista e mais informações: Thiago Rosado – (31) 98365-1811

Categorias:Filmes para assistirTags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: