Selecionei para esta publicação do Blog textos rápidos, em sua maioria feitos no calor desta hora pós-eleições, e que contribuem para compreender como chegamos no atual abismo cívico e nos ajudam a vislumbrar possíveis cenários e consequências sociais e políticas da eleição de Jair Messias Bolsonaro para a Presidência da República. A seleção não é exaustiva e a intenção é ampliar a lista conforme a ocorrência de novas publicações que reúnam as mesmas características. Dei prioridade para textos analíticos e entrevistas, não necessariamente de minha total concordância, que nos permitam algum nível de aprofundamento. Sinto que precisamos nos proteger do tsunami de informações, a grande maioria delas superficiais e de origem e qualidade interpretativa duvidosas, que nos invadem cotidianamente pela internet e grupos de Whatsapp. Com a vitória da extrema direita que Bolsonaro encarna, mas que também se manifesta na eleição de governadores e parlamentares neoliberais e fundamentalistas, precisaremos construir coletivamente a resistência democrática que se avizinha longa e difícil. E, também nesta direção, cuidar da qualidade das análises sobre os diferentes cenários para conferir consequência às ações de resistência no campo democrático. Um caminho que parece promissor é o de organização de grupos de estudos, presenciais e/ou on line, sobre os textos sugeridos e outros que possam contribuir também para o adensamento das análises, organização de nossas ideias e proteção pessoal e coletiva em tempos de regressão democrática em nosso país e no mundo. Boas leituras e conversas!
Democratas de todo o mundo estão avisados: Bolsonaro é um fascista – entrevista com Christian Laval – Carta Capital
Três cenários para Bolsonaro – Bolsonaro pode aderir ao presidencialismo de coalizão, adotar um autoritarismo legal ou fazer um governo errante – por Rogério Bastos Arantes – JOTA
“O resultado das eleições marca o fim da Nova República” – por Leonardo Avritzer – perfil no Facebook.
Não ignore as mudanças no Brasil de Bolsonaro – por Leandro Demori – The Intercept Brasil
O fiador A trajetória e as polêmicas do economista Paulo Guedes, o ultraliberal que se casou por conveniência com Jair Bolsonaro – por Malu Gaspar – Revista Piauí
Como superar o trauma dessas eleições, segundo o psicanalista Christian Dunker – VICE
No fundo do poço há o porão – por Celso Rocha de Barros – Folha de S.Paulo
Excelente trabalho professor, muitíssimo obrigada. Hoje já estamos sob a bota do monstro fascista, eleito por 57 milhões de brazucas, com suas bazucas engatilhadas contra nós, professores. Construir a resistência é premente , é vital. Estamos atrasados, estivemos sempre sob intensos golpes jurídicos, midiáticos e policiais. Alguns parecem já sofrer da síndrome de Estocolmo. Estudar agora tornou-se questão de vida ou morte para os universitários brasileiros.
CurtirCurtir
Olá, Ana! Grato por seu comentário. O presidente está eleito e parece que suas contas de campanha serão aprovadas com ressalvas. Poderemos dizer que será o “nosso presidente” com ressalvas, então. Sigamos conscientes e mobilizados na resistência democrática para evitar retrocessos no plano das liberdades e direitos. Em breve publicarei mais uma leva de textos que nos ajudam a pensar e a caminhar juntos. Abraços!
CurtirCurtir