Entre os dias 22 e 26 de outubro realizaremos o Ciclo de Cinema “Pensar a intolerância”. O ciclo será realizado no formato de aulas abertas.
NOVO LOCAL: Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
Vivemos tempos em que cresce a intolerância com a diferença. Episódios de violência física e simbólica e negação dos modos de ser e existir do “outro” se multiplicam na vida cotidiana. Não é uma mera coincidência que a intolerância se amplie no contexto do crescimento mundial da extrema-direita e seu conjunto de valores relacionados com o racismo, a homofobia, o anti-feminismo, a xenofobia, a rejeição dos pobres e a criminalização dos movimentos sociais, a intolerância religiosa etc.
A intolerância precisa ser pensada como uma aprendizagem social que incide sobre todas as idades mas que exerce sua dimensão mais perversa nas gerações mais novas de crianças e jovens. Ela pode se dar a partir de formas doutrinárias propagadas por instituições ou mesmo se desenvolver no contexto das relações cotidianas que maltratam o sentido da diferença como organizador da experiência democrática de vida em sociedade. É nesta perspectiva que o combate às diferentes formas e práticas de intolerância se apresenta como um verdadeiro desafio para a formação de educadores.
O ciclo de cinco filmes que organizamos recobre apenas algumas das dimensões em que a intolerância pode se manifestar, contudo, nos serve como ponte para o diálogo. Temos como desafio democrático organizar agendas que ampliem os espaços públicos de discussão para que a Educação tenha como desafio chave a negação do ódio à condição humana do “outro”.
Segue, abaixo, os trailers dos filmes selecionados com seus respectivos horários e salas de exibição e debate.
Aguardo vocês! Paulo Carrano (Professor da Faculdade de Educação da UFF)
AS BRUXAS DE SALÉM
22/10 – 9:00h – Faculdade de Educação da UFF, Campus Gragoatá, Bloco D, sala 540C
FAÇA A COISA CERTA (De Spike Lee) 23/10 – 18:30h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
MENINO 23.Infâncias perdidas no Brasil – 25/10 – 14:00h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
QUE HORAS ELA VOLTA? – 26/10 – 8:00h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
MEXEU COM UMA MEXEU COM TODAS – 26/10 – 18:30h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
Professor, gostaria de levar uma turma do Ensino Médio na sessão de quinta-feira.
CurtirCurtir
Olá, Priscilla! Ótimo! Qual escola? Mudei o local das exibições para um auditório maior e mais confortável. Esperamos vocês por lá.
Segue a referência: Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.
CurtirCurtir
Colégio Estadual Aurelino Leal. Sou professora de História. Até lá!
CurtirCurtido por 1 pessoa