Pensar a intolerância – Ciclo de Cinema

Entre os dias 22 e 26 de outubro realizaremos o Ciclo de Cinema “Pensar a intolerância”. O ciclo será realizado no formato de aulas abertas.

NOVO LOCAL: Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

Vivemos tempos em que cresce a intolerância com a diferença. Episódios de violência física e simbólica e negação dos modos de ser e existir do “outro” se multiplicam na vida cotidiana. Não é uma mera coincidência que a intolerância se amplie no contexto do crescimento mundial da extrema-direita e seu conjunto de valores relacionados com o racismo, a homofobia, o anti-feminismo, a xenofobia, a rejeição dos pobres e a criminalização dos movimentos sociais, a intolerância religiosa etc.

A intolerância precisa ser pensada como uma aprendizagem social que incide sobre todas as idades mas que exerce sua dimensão mais perversa nas gerações mais novas  de crianças e jovens. Ela pode se dar a partir de formas doutrinárias propagadas por instituições ou mesmo se desenvolver no contexto das relações cotidianas que maltratam o sentido da diferença como organizador da experiência democrática de vida em sociedade. É nesta perspectiva que o combate às diferentes formas e práticas de intolerância se apresenta como um verdadeiro desafio para a formação de educadores.

O ciclo de cinco filmes que organizamos recobre apenas algumas das dimensões em que a intolerância pode se manifestar, contudo, nos serve como ponte para o diálogo. Temos como desafio democrático organizar agendas que ampliem os espaços públicos de discussão para que a Educação tenha como desafio chave a negação do ódio à condição humana do “outro”.

Segue, abaixo, os trailers dos filmes selecionados com seus respectivos horários e salas de exibição e debate.

Aguardo vocês! Paulo Carrano (Professor da Faculdade de Educação da UFF)

AS BRUXAS DE SALÉM

22/10  – 9:00h – Faculdade de Educação da UFF, Campus Gragoatá, Bloco D, sala 540C

 

FAÇA A COISA CERTA (De Spike Lee) 23/10 – 18:30h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

MENINO 23.Infâncias perdidas no Brasil – 25/10 – 14:00h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

QUE HORAS ELA VOLTA? – 26/10 – 8:00h –  Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

MEXEU COM UMA MEXEU COM TODAS – 26/10 – 18:30h – Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

 

3 comentários

    1. Olá, Priscilla! Ótimo! Qual escola? Mudei o local das exibições para um auditório maior e mais confortável. Esperamos vocês por lá.
      Segue a referência: Auditório da Faculdade de Economia – Campus Gragoatá – Bloco F – Térreo.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s