
Fidel e seu charuto favorito, Cohiba. Fotografia de Wally McNamee/Corbis. Havana, 23 de junho de 1977.
Publico alguns discursos de Fidel Castro, falecido no dia de ontem, sem pretensão de cobrir todas as suas intervenções públicas sobre os diferentes temas ao longo de sua longa, bela e profícua trajetória de combatente pela paz e o socialismo. Também não o faço por nenhuma vocação de culto à personalidade. Penso ser mais que um tributo, mas uma necessidade histórica reencontrar as palavras públicas de Fidel neste momento difícil de desencantamento com a política e aprofundamento das injustiças sociais e econômicas e avanço das forças que pretendem matar a diferença e os nossos melhores sonhos de justiça e liberdade.
Discurso Fidel Castro Ruz no encerramento do VII congresso do Partido Comunista de Cuba. Havana, 19 de abril de 2016.
Fidel Castro – Encerramento do Encontro Mundial de Solidariedade com Cuba. 12/11/1994.
Fidel Castro – 7 de Diciembre de 1989
En el acto de duelo por los internacionalistas cubanos caídos durante el cumplimiento de misiones civiles y militares en África y en otras partes del mundo, celebrado en El Cacahual (lugar que guarda los restos de Antonio Maceo y su ayudante el capitán Francisco Gómez Toro,así como los de otros patriotas cubanos), Fidel Castro habló sobre el inminente derrumbe de la Unión Soviética y el impacto que tendría en Cuba.
Fidel Castro – ONU 1979
Documentário “O Desafio”, do cineasta cubano Santiago Alvarez sobre o discurso pronunciado por Fidel Castro nas Nações Unidas, Nova York, em 12 de outubro de 1979. (37 minutos. O discurso de Fidel começa aos 15 minutos).
Fidel confirma na televisão a morte de Che Guevara – 1967
Hasta Siempre, Comandante!
CurtirCurtir