“O Inep que a sociedade precisa”: entrevista a Dermeval Saviani

Dermeval Saviani conta a História do INEP e assinala a importância estratégica de que o mesmo seja autônomo e com corpo de servidores admitidos por concurso.

Servidores do INEP

Entrevista a Dermeval Saviani inaugura a série “O Inep que a sociedade precisa“. Autor de inúmeras obras e referência de alta importância no campo da pesquisa educacional brasileira, Saviani é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” e professor titular do programa de pós-graduação em Educação da Unicamp.

Nesta entrevista, Saviani retoma suas reflexões publicadas na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e estabelece uma relação entre as transformações institucionais do Inep o redimensionamento da pesquisa e a adoção de um modelo de avaliação baseado em instrumentos internacionais focados na mensuração de resultados. O professor sustenta a centralidade da pesquisa como elemento norteador de novos modelos de avaliação, mais abertos e participativos. Saviani também defende a autonomia do Instituto e a construção de diagnósticos participativos, aliados a estudos de aprofundamento sobre a implementação do…

Ver o post original 2.255 mais palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s