Bem vindo, bem vinda!


Paulo Carrano

Olá! Sou Paulo Carrano, professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFF.  Sou bolsista produtividade do CNPq e coordeno o Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF . Fui Primeiro Secretário da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre  – 2015/2017 e Segundo Secretário no biênio 2013-2015. Torço pelo América do Rio de Janeiro e meu segundo time é o Flamengo. Sou de esquerda – socialista democrático – e faço parte daquele “pessoal dos Direitos Humanos”.

Criei este Blog no ano de 2009. Ele é meu posto avançado de reflexão, informação, diálogo e defesa da Democracia. Neste ano de 2021, o Blog passa a se chamar “Coisas”. O nome pareceu-me sintetizar a pluralidade de temas que circulam por aqui. “Coisas” é também homenagem ao nosso maestro Moacir Santos. Você encontrará por aqui textos meus (artigos acadêmicos e de opinião), relatos de aulas e atividades acadêmicas, minhas fotografias e documentários, sugestões de leituras, filmes, exposições, eventos e páginas que considero interessantes compartilhar. Os meus assuntos recorrentes são os jovens, as juventudes, a Educação em seu sentido amplo e a escola pública.   Tenho grande interesse pela sociologia e a antropologia da imagem, em especial, a fotografia dos cotidianos e filmes documentários. Socializo aqui o que considero relevante e dialogo com quem for de diálogo.

Passeie pelo Blog utilizando as categorias que estão no topo do Blog ou na barra superior do menu. Na parte inferior você encontrará minhas últimas postagens no Twitter, no Instagram e fotografias no Flickr. Você poderá também pesquisar por temas específicos e palavras-chave. Não deixe de seguir o blog para receber por e-mail as últimas atualizações.

Siga-me no Twitter: @P_Carrano e Instagram, nos perfis: @paulo_carrano@sonhoefotografo@retratodeestudante

Comente os posts para seguirmos a conversa.

Forte abraço!

Paulo Carrano

Acesso ao meu currículo Lattes

24 comentários

  1. Blog excelente!!
    Vc tem sugestões de textos, artigos etc. sobre relações de gênero e EJA?

    Curtir

  2. Trabalho como Orientadora Educacional na Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca. Como o tema do ano de 2013 na escola será Juventude, eu busquei seu Blog para ler suas sugestões. Adorei e montarei um projeto de pesquisa com os jovens de todo o Brasil que lá estão. Quem sabe poderei contribuir com seu laboratório.
    Solange Castellano

    Curtir

  3. Olá, Solange! Grato pela visita! Legal que o Blog pode ajudar na programação da escola. Parabéns pela escolha do tema. Parece óbvio, mas nem tudo mundo se liga que a escola de Ensino Médio é ,fundamentalmente, uma escola de juventude. Sigamos em contato. Espie também as páginas do Observatório Jovem http://www.uff.br/observatoriojovem e do Portal EMdiálogo http://www.emdialogo.uff.br
    Abraços.

    Curtir

  4. Boa tarde professor, estou escrevendo minha monografia sobre os jovens na EJA. Vc tem como me auxiliar na busca de dados que comprovem ou não o aumento dos mesmos na Eja. Desde já agradeço!! Párabéns pelo Blog!!

    Curtir

  5. Gostaria de adquirir seu livro sobre Jovens na cidade, como faço?

    Curtir

  6. Adorei sua entrevista hoje, com a Maria Beltrão. Vou lembrar aos amigos professores.

    Curtir

  7. Caro professor,

    Fiquei feliz em encontrar seu blog …

    Pesquiso sobre ensino médio em um IF’s e suas especificidades – ensino integrado e em tempo integral. Minha proposta é discutir possibilidade de uma experiencia compartilhada entre jovens e adultos. Como referencial tenho utilizado Hannah Arendt, Walter Benjamin, Carrano entre outros.

    Caso possa compartilhar indicações relativas ao exposto, agradeço imensamente.

    Curtir

  8. Oi professor Carrano.
    Seu blog está excelente! Estou gostando bastante das suas últimas publicações (não que eu desgostasse das anteriores). Gosto muitíssimo quando é o senhor escrever as matérias e textos no seu blog, até porque saem muito bons. Achei bacana também a sugestões de filmes para se pensar a questão da redução da maioridade no Brasil que é um assunto que está bastante em pauta. Visitando sempre o blog e adorando tudo! Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  9. O documentário, ” Dizer e não pedir segredo.” Diretor, Evaldo Mocarzel, vale a pena assistir e os depoimentos são reveladores e intensos sobre questões ligadas à homossexualidade.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Sou aluna do Professor Carrano, e além de ter a oportunidade de aprender muito em sala de aula, tenho aprendido bastante neste espaço também. Minha monografia tem esta característica de escuta do outro, e nesta minha primeira experiência de pesquisa, este blog tem me orienta bastante com bibliografias e exemplos de pesquisas e escuta. Ainda fico aflita em fazer as entrevistas, porém a mesma, se torna também muito prazerosa pois tenho muito apoio. Abraços
    !

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá professor,
    O artigo “Artes e manhas da entrevista compreensiva” está em inglês.
    Abraços!

    Curtir

  12. Boa tarde Professor:
    Fiquei vislumbrado ao tomar conhecimento de seu blog. Sou grande apreciador de nossa cultura popular, por isso gostaria de saber se existe algum documentário desse repertório folclórico (principalmente a dança da Mana Chica) disponível em DVD e, em caso afirmativo, onde o como poderia adquiri-lo.
    Desde já, muito obrigado.
    Att.
    João Bittencourt (Rio de Janeiro)

    Curtir

  13. Olá professor Paulo. Tudo bem? Acabei de assistir a uma palestra sua na Escola Sesc de Ensino Médio e fiquei muito interessada em duas referências bibliográficas que você citou. Uma foi “JUNTOS: OS RITUAIS, OS PRAZERES, E A COOPERAÇÃO” do Richard Sennett. Confirma? O outro livro eu entendi como sendo “A história do comum”. Seria isso mesmo? Não localizo nada no google com esse título. Entendi corretamente? Se puder me ajudar…

    Curtir

  14. Boa tarde Prof. Sou Júlio Omar, professor de matemática em Macaé e estudioso das relações étnico raciais. Gostaria de saber se periferia seria um sinônimo de classe popular quando penso em: Juventude negra e escola pública de periferia: os últimos anos do fundamental, quais as perspectivas? Que será meu objeto de estudos.

    Curtir

  15. Olá professor! Gostaria de agradecer por você existir, por ser pesquisador das juventudes e por compartilhar seus saberes. Seu blog e o observatório jovem muito contribuíram para meus estudos. Estou quase finalizando o mestrado em educação profissional (Profept) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e como produto educacional desenvolvi um blog junto com alguns alunos durante a investigação de campo. se puder dar uma olhadinha ficarei muito lisonjeada! https://www.cotidianosjuvenis.school.blog

    Curtir

  16. Olá, Professor!
    No seu livro “Juventudes e cidades educadoras” é exposto a incorporação das práticas sociais nas cidades ao conceito de educação. “Fatos sociais educativos” (pg 20).
    Acerca do conceito de “Cidade educadora” teria mais referências?
    O seu livro tem ajudado muito no meu trabalho de pesquisa.
    Desde já, obrigado.

    Curtir

    • Olá, Ceiça! Fico feliz com este seu retorno sobre a importância do meu livro Juventudes e Cidades Educadoras. A noção de “cidade educadora” com a qual trabalho está relacionada com as múltiplas possibilidades de uma cidade produzir encontros humanos significativos ancorados na diferença e na pluralidade democrática que permite que indivíduos e distintos grupos se reconheçam como habitantes de territórios que podem ser diversos mas são comuns na busca da vida boa para todos. Tendo isso em mente você encontrará muitas referências com as quais dialogar. De toda forma, alguém que foi inspiradora para mim foi a professora, amiga, e pesquisadora do espaço urbano, Ana Clara Torres Ribeiro (IPPUR/UFRJ). Dá um google que você encontrará referências. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário